Quem sou eu

Minha foto
são paulo, Brazil
tenho 30 anos, e finalmente descobri minha vocação: enfermagem!!! Comecei a fazer o curso técnico e me apaixonei espero em 2011 ir p facul. montei esse blog p facilitar pesquisas, pq sei como é dificil fazer trabalhos sem achar conteúdos. Se quizer colaborar pode mandar conteúdos, livros, trabalhos digitados... espero q seja útil!!!

MegaContador

Contador de visitas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Musculos - face e pescoço

Em qualquer movimento realizado, mesmo o mais discreto,utiliza-se a musculatura.
Os músculos distribuem-se por todo o corpo, sendo responsáveis por todo e qualquer movimento, intencional ou não. A principal característica do tecido muscular: sua capacidade “elástica” de contração e distensão.
Para que um músculo funcione, ou seja, para a realização do movimento, faz-se necessário um comando do cérebro - enviado pelos nervos motores e cujo resultado é a contração muscular. Ao ficar paralisado por longo tempo o músculo perde sua tonicidade, o que dificulta ou impede seu movimento. Para sua recuperação a pessoa precisará praticar exercícios de fisioterapia – o que fará com que o músculo, aos poucos, retome os movimentos perdidos.
Todas as pessoas possuem a mesma quantidade de músculos, mas cada uma apresenta diferenças em relação à forma e tamanho. Os músculos variam de volume quando exercitados com freqüência, tornando- se mais delineados e desenvolvidos.
O músculo, constituído por fibras, possui forma alongada, parte central alargada (ventre, porção carnosa contrátil) e extremidades afuniladas que se fixam aos ossos ou órgãos por meio de tendões (cordões fibrosos) ou aponeuroses (lâminas fibrosas). Cada fibra muscular é uma célula longa e fina, com vários núcleos e filamentos microscópicos a preencher seu citoplasma. O conjunto de fibras constitui o feixe muscular e cada músculo possui numerosos feixes.
Em algumas regiões do corpo, a musculatura é diferenciada de acordo com a função a ser desempenhada.
A musculatura esquelética estriada, situada nas camadas superficiais do corpo, liga-se firmemente às cartilagens e aos ossos por meio de tendões ou aponeuroses Seus movimentos são voluntários, comandados pela vontade. Ela recobre todo o esqueleto, permitindo o controle dos movimentos da face, pernas, braços, etc.
A musculatura lisa ou visceral, responsável pelo movimento de órgãos como o esôfago, o estômago e os intestinos, contrai-se lentamente, independente de nossa vontade. Além disso, faz parte da maioria dos
vasos e controla o fluxo do sangue através dos vasos sangüíneos.
A musculatura do coração, músculo estriado cardíaco, também conhecida como miocárdio, é responsável por seus movimentos (batimentos cardíacos) e contrai-se vigorosa e involuntariamente, apesar de composta por fibras estriadas.

Músculos da face e pescoço

Os músculos da face contraem-se e relaxam-se inúmeras vezes, o que nos permite expressar sensações como sorrir, chorar, espantar-se, sentir dor, raiva, etc. Cada uma dessas expressões envolve movimentos de diversos músculos faciais, também conhecidos como mímicos.
Ao nos alimentarmos faz-se necessária a mastigação, processo que exige a participação dos músculos mastigadores.
Na face:

- frontal: situa-se na testa e forma rugas quando elevado;
- músculo do supercílio: realiza os movimentos de elevação e
aproximação das sobrancelhas;
- orbicular dos olhos: localiza-se em torno das pálpebras e realiza
os movimentos de abrir e fechar os olhos;
- músculo do nariz: responsável pelo movimento de franzir o
nariz;
- bucinador: situa-se na bochecha e atua nos movimentos de inflar e contrair;
- masseter: localiza-se nos lados da face, movimentando-se durante a mastigação;
- orbicular dos lábios: situa-se em volta dos lábios e é responsável pelo sopro, sucção, beijo estalado e assobio;
- músculo depressor do lábio inferior: atua na projeção do lábio inferior e na contração do queixo.




No pescoço são encontrados os músculos platisma e esternocleidomastóide (responsável pela rotação da cabeça).












Nenhum comentário:

Postar um comentário