Quem sou eu

Minha foto
são paulo, Brazil
tenho 30 anos, e finalmente descobri minha vocação: enfermagem!!! Comecei a fazer o curso técnico e me apaixonei espero em 2011 ir p facul. montei esse blog p facilitar pesquisas, pq sei como é dificil fazer trabalhos sem achar conteúdos. Se quizer colaborar pode mandar conteúdos, livros, trabalhos digitados... espero q seja útil!!!

MegaContador

Contador de visitas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Articulações




Na anatomia do corpo, articulação é a junção de dois ou mais ossos distintos, permitindo seu movimento. De acordo com o tipo de material que une os ossos articulados, as articulações podem ser divididas em:

• fibrosas: unidas por tecido fibroso;
• cartilagíneas: unidas por cartilagem ou por uma combinação de cartilagem e tecido fibroso;
• sinoviais: unidas por cartilagem com uma membrana sinovial que circunda a cavidade articular. Para a obtenção de um desempenho adequado e sem atritos, a maioria dessas articulações possui um lubrificante denominado líquido sinovial, razão de seu nome.
As articulações sinoviais são as mais comuns e proporcionam o movimento livre entre os ossos que une, caracterizando-se pela presença em quase todas as articulações dos membros.
Apresentam uma cavidade articular e extremidades ósseas revestidas por cartilagem articular. Essas articulações são circundadas por uma cápsula articular, fibrosa, internamente revestida por uma membrana sinovial.
A junção com os ossos pode ser do tipo móvel, semimóvel ou fixa. A articulação do ombro com o braço permite a realização de amplos movimentos, como o de girar o braço em várias direções. Isto exemplifica a diartrose, ou seja, articulação móvel. Outro exemplo de diartrose, porém com movimentos menos amplos, é encontrado no joelho, onde se constata a semelhança com o movimento de uma dobradiça. Os ossos do crânio, estão firmemente encaixados entre si e que suas extremidades são irregulares, ou seja, nem retas nem lisas. Isto exemplifica a sinartrose, definida como articulação imóvel ou fixa.
Já os movimentos realizados pela coluna vertebral, limitados, representam um exemplo de anfiartrose, ou seja, articulação semimóvel.
Nas articulações, há também os ligamentos, responsáveis pela união dos ossos, limitando-lhes os movimentos a determinadas direções.
Esses ligamentos são constituídos por tecido conjuntivo fibro-so e encontram-se fortemente unidos à membrana de revestimento do osso denominada periósteo. Quando a articulação não possui ligamentos eficientes, há necessidade do apoio muscular, sendo este o maior responsável pela estabilidade do conjunto.
As principais articulações do esqueleto humano são têmporomandibular, processo articular vertebral, coxo-femoral, joelho, calcanhar, ombro, cotovelo, punho.

Os principais movimentos articulares são:

- flexão: diminui o ângulo entre as partes do corpo;
- extensão: corrige ou aumenta o ângulo entre as partes do corpo;
- abdução: afasta parte do corpo do plano sagital mediano no plano coronal;
- adução: aproxima parte do corpo do plano sagital mediano, no plano coronal - exceção feita aos dedos das mãos e pés, nos quais abdução significa separá-los e adução, juntá-los;
- rotação: mover uma parte do corpo ao redor do seu eixo longitudinal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário