Quem sou eu

Minha foto
são paulo, Brazil
tenho 30 anos, e finalmente descobri minha vocação: enfermagem!!! Comecei a fazer o curso técnico e me apaixonei espero em 2011 ir p facul. montei esse blog p facilitar pesquisas, pq sei como é dificil fazer trabalhos sem achar conteúdos. Se quizer colaborar pode mandar conteúdos, livros, trabalhos digitados... espero q seja útil!!!

MegaContador

Contador de visitas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Cartilagens



Em algumas regiões de nosso corpo, ponta do nariz, é possível percebermos alguma mobilidade. Isto ocorre pela existência de cartilagens, tecido flexível constituído principalmente por fibras colágenas, com consistência semelhante à da borracha, em cuja estrura não há vasos sanguineos.

Pode-se distinguir três tipos de cartilagens:

• a hialina: reveste as superfícies articulares e é encontrada principalmente nas paredes das fossas nasais, traquéia e brônquios, na extremidade ventral das costelas e recobrindo as superfícies articulares dos ossos longos;
• a fibrosa ou fibrocartilagem: tecido intermediário entre o conjuntivo denso e a cartilagem hialina. É encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos em que alguns tendões e ligamentos se inserem nos ossos e na sínfise púbica;
• a elástica: assemelha-se à cartilagem hialina, porém inclui, além das fibrilas de colágeno, uma abundante rede de fibras elásticas finas e contínuas. Este tipo é menos sujeito a processos degenerativos do que a hialina. Localiza-se no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na epiglote e na cartilagem cuneiforme da laringe.

Nos recém-nascidos, pode-se constatar maior maleabilidade dos ossos, principalmente na hora do parto, em vista da maior quantidade de fibras de colágeno do que de cálcio. Mais tarde, com o aumento de cálcio no organismo, essas células cartilaginosas morrem. No espaço intercelular, então, há uma substituição gradual por tecido ósseo - que, dessa forma, não resulta diretamente de sua transformação. Este é o motivo pelo qual o esqueleto do adulto apresenta menor proporção de tecido cartilaginoso. Entretanto, pode-se constatar que a cartilagem atua como proteção nos espaços entre as vértebras da coluna, evitando seu desgaste .

Nenhum comentário:

Postar um comentário