Quem sou eu

Minha foto
são paulo, Brazil
tenho 30 anos, e finalmente descobri minha vocação: enfermagem!!! Comecei a fazer o curso técnico e me apaixonei espero em 2011 ir p facul. montei esse blog p facilitar pesquisas, pq sei como é dificil fazer trabalhos sem achar conteúdos. Se quizer colaborar pode mandar conteúdos, livros, trabalhos digitados... espero q seja útil!!!

MegaContador

Contador de visitas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

CELULA DO CORPO HUMANO



a primeira estrutura que encontramos, sem precisar penetrar na célula, é conhecida como GLICOCALIX ele pode ser comparado a uma `malha de lã´, que protege a célula das aguressões físicas e químicas do meio externo. Mas também mantém um microambiente adequado ao redor de casa célula, pois retém nutrientes e enximas importantes para a célula. O glicocalix é formado basicamente por carboidratos e está presente na maioria das células animais.
MEMBRANA PLASMÁTICA - Citoesqueleto - é complexa rede de finos tubos interligados. Estes tubos, que são formados por uma proteína chamada tubolina, estão continuamente se formando e se desfazendo. outros componentes do citoesqueleto são fios formados por queratina, formando os chamados filamentos intermediários. Finalmente existem os chamados microfilamentos, formados por actina. Suas funções são: organizar internamente, dar forma e realizar movimentos da célula.
CITOPLASMA - Retículo (labirinto intracelular) - Nossa primeira visita no citoplasma é o retículo endoplasmático. Ele é um sistema de tubos e canais que pode-se distinguir em 2 tipos: rugoso e liso. Mesmo sendo de diferentes tipos eles estão interligados. este complexo sistema, é comparável à uma rede de encanamentos, onde circulam substâncias fabricadas pela célula.
APARELHO DE GOLGI - Complexo de golgi - O aparelho de Golgi é um conjunto de saquinhos membranosos achatados e empilhados como pratos. E estas pilhas, denominadas dictiossomos, se encontram no citoplasma perto do núcleo. O complexo é a estrutura responsável pelo armazenamento, transformação, empacotamento e " envio" de substâncias produzidas na célula. Portanto é responsavel pela exportação da célula. Praticamente todas as células do corpo sintetizam e exportam uma grande quantidade de proteínas que atuam fora da célula.
LISOSSOMOS - As células possuem no citoplasma dezenas de saquinhos cheios de enzimas capazes de digerir diversas substâncias orgânicas. Com origem no complexo de golgi, os lisossomos existem em quase todas as células animais. As enzimas vão para o dictiossomo do complexo de golgi, lá são identificadas e enviadas para uma região especial do complexo e são depois liberadas como lisossomos. Eles são as organelas responsáveis pela digestão da célula. Num certo sentido, eles podem ser comparados a pequenos estômagos intracelulares. além disso, os lisossomos tem a função de ajudar no processo de autofagia. Também podem ser comparados à centros de reciclagem, ou até mesmo a desmanches pois digerem partes celulares envelhecidas e desgastadas, de modo a reaproveitar as substâncias que as compõem.
NÚCLEO - è onde estão as informações genéticas. Dentro dele, está localizados um ácido chamado DNA (ácido desoxirribonucléico). Este, formado por uma dupla hélice de nucleotídeos (formado por uma molécula de açúcar ligada a uma molécula de ácido fosfórico e uma base nitrogenada

Nenhum comentário:

Postar um comentário