Quem sou eu

Minha foto
são paulo, Brazil
tenho 30 anos, e finalmente descobri minha vocação: enfermagem!!! Comecei a fazer o curso técnico e me apaixonei espero em 2011 ir p facul. montei esse blog p facilitar pesquisas, pq sei como é dificil fazer trabalhos sem achar conteúdos. Se quizer colaborar pode mandar conteúdos, livros, trabalhos digitados... espero q seja útil!!!

MegaContador

Contador de visitas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Esqueleto humano - tronco

No tronco  estão a coluna vertebral e a caixa torácica.



A coluna vertebral inicia-se logo abaixo do crânio e é formada por cinco regiões distintas. Inicialmente, localiza-se a região cervical, composta por sete vértebras. A primeira e a segunda vértebras, respectivamente denominadas Atlas e Axis, são responsáveis pela sustentação e movimentação da cabeça. A seguir, temos a região torácica ou dorsal, totalizando doze vértebras. Abaixo desta situa-se a região lombar, com cinco vértebras; logo após a região sacral, também comcinco vértebras, fixadas entre si. Ao final da coluna, temos a região coccigeana com quatro vértebras, também fixadas entre si Cada vértebra possui um espaço no centro, conhecido como forâmen vertebral . O posicionamento das vértebras, umas
sobre as outras, permite a formação do canal vertebral, por onde passa a medula espinhal.A caixa torácica é composta por vinte e quatro costelas (em doze pares), mais o osso esterno, denso e grosso. As costelas têm forma chata e alongada e o espaço entre elas é chamado de espaço intercostal.
Na sua maioria, são fixadas posteriormente nas vértebras da região torácica ou dorsal e anteriormente no osso esterno - osso achatado composto pelo manúbrio (parte superior), corpo (parte mediana) e apêndice xifóide (parte inferior). Aquelas diretamente articuladas ao osso esterno são denominadas costelas verdadeiras (da 1ª a 7ª); as falsas (da 8ª a 10ª) são aquelas que se articulam às cartilagens do osso esterno, e não diretamente a ele. Já as costelas flutuantes (da 11ª a 12ª) são aquelas que não têm contato com o osso esterno, sendo fixadas somente nas vértebras da região dorsal.
A caixa torácica óssea, além das costelas e esterno, inclui as vértebras torácicas e seus discos intervertebrais, formando um arcabouço ósteo-cartilaginoso que protege o coração, pulmões e alguns órgãos abdominais, como o fígado, por exemplo.

4 comentários:

  1. Achei muito enteressante a sua ideia,tembem stou cursando tecnico em enfermagem, é muito dificil mesmo studar so com figuras de apostilas.
    Parabens

    ResponderExcluir
  2. sobre a caixa toraxea...especificamente?

    ResponderExcluir